Descubra como o jeito de dirigir pode influenciar na economia de combustível do seu veículo. Listamos algumas dicas.

Está buscando um jeito de economizar combustível? Acha que o seu carro está consumindo muito? O seu jeito de dirigir pode influenciar no consumo de etanol, gasolina ou diesel que o seu carro entrega.

Muitas vezes, as configurações do veículo até contribuem para que o carro seja mais econômico, entretanto, o jeito que você dirige pode fazer uma grande diferença na hora de fazer as contas sobre consumo de combustível.

Quer fazer um teste e depois ocar na ponta do lápis quanto conseguiu economizar?

Separamos algumas dicas infalíveis para que você consiga economizar combustível, independentemente do veículo que estiver dirigindo.

Dicas para economizar combustível

Combustível
Separamos uma lista de dicas práticas, rápidas e fáceis para que você consiga dirigir de forma mais econômica com o seu carro, seja ele novo ou mais antigo.
Confira:
- Mantenha o carro engrenado na marcha mais alta possível: esticar a marcha e ouvir aquele barulho do motor significa que você está gastando o máximo de combustível possível, portanto, evite!
- Evite peso desnecessário no carro: quanto mais pesado o carro estiver, maior será o consumo, portanto, evite carregar bagagens e objetos que você não precisa ter dentro do veículo.
- Calibre os pneus com frequência: a pressão correta dos pneus contribui consideravelmente para que o carro tenha menos atrito com a via e, consequentemente, consuma menos combustível.
- Esteja em dia com o alinhamento e balanceamento: Quando o carro não está alinhado ou balanceado, há uma dificuldade na locomoção do veículo, o que resulta em maior consumo.
- Evite usar o ar-condicionado: quando o recurso é acionado, o consumo aumenta em 10%, portanto, deixe o ar-condicionado apenas para dias de mais calor.
- Evite congestionamento: fazer uma rota alternativa e fugir do congestionamento pode ser um bom aliado da economia de combustível. O “para e anda” de quando o trânsito está intenso é um grande vilão para o consumo.
- Abasteça em postos de confiança: a qualidade do combustível, seja etanol ou gasolina, é essencial para que o consumo seja feito de forma correta. Em alguns casos, água ou outro componente pode ser misturado e, além de estragar o seu veículo, pode resultar em um consumo mais acelerado. Desconfie se o preço estiver muito baixo ou se visualizar indícios de má qualidade no local.

Dicas para identificar quanto o carro consome

painel
Os carros mais novos possuem uma ferramenta simples para identificar o consumo de combustível: o índice aparece no painel, atrás do volante, com o toque de um botão.
Nestes casos, basta acionar as configurações e visualizar o status do veículo. Em muitos carros mais novos, o computador de bordo possui uma tela sensível ao toque, o que facilita ainda mais a visualização das opções.
Contudo, se o seu veículo não possui esta opção, está na hora de pegar uma calculadora e fazer o trabalho manualmente.
Para identificar quanto o seu carro consome de combustível, basta encher o tanque e zerar a quilometragem. Em seguida, divida quantos quilômetros seu carro rodou pela capacidade do tanque de combustível.
Você terá o consumo por litro de gasolina ou etanol que o seu carro oferece. Para um resultado mais fiel, você pode fazer o procedimento três vezes e, em seguida, tirar uma média (somando os três números e dividindo por três).
Se o consumo estiver próximo de 10 km/l, o seu carro não possui um consumo muito alto. De qualquer maneira, é sempre bom ocar as dicas acima em prática e estar com um dinheirinho a mais no fim do mês!