Blog - Saga Seminovos

O que posso e não posso fazer de carro em tempos de pandemia

29/04/2021


A opção pelo transporte individual, especialmente o carro, em tempos de pandemia é a escolha mais acertada que alguém pode ter ao precisar se transportar para algum lugar.

Afinal, evitar o contágio do coronavírus é a palavra de ordem do momento em todo o planeta, sobretudo o Brasil, vive dias de drama e incerteza com a pandemia provocada pelo vírus.

Mas mesmo ao optar acertadamente pelo carro, é importante prestar atenção às recomendações sanitárias, afinal dezenas delas têm sido dadas não só em relação ao uso de transporte como em aspectos gerais – o que vai desde como lavar as mãos até sugestões para se tirar calçados e, se possível, algumas peças de vestimenta antes de entrar em casa.

Sem falar na mais insistente das recomendações dadas pelo Poder Público, que determinou o fechamento de comércio de rua, restaurantes e shoppings: fique em casa.

Diante dessa multidão de informações, há uma infinidades de dúvidas de muitas pessoas sobre como se portar ao andar de carro, bem como se há risco de contágio nesta ação. De novo: é preciso, ao optar pelo carro, se atentar às recomendações. 

Listamos, abaixo, algumas dicas que respondem a esta questão.

1º - NÃO USE O CARRO SE NÃO PRECISAR

Não saia de casa, exceto se o motivo que te conduz a isso for realmente essencial e inadiável.

Isso vale inclusive para passeios de carro, o que tem sido feito por muitas pessoas, que, entediadas, querem apenas “passear de carro para ver gente e paisagens”.

O risco dessas “saidinhas” está no inevitável contato que se tem com elevadores, portões, áreas comuns de prédios – locais de difícil controle de circulação de pessoas e de incertezas quanto à higienização correta.

Evite.

2º - HIGIENIZE E DESINFETE O VEÍCULO

Um passo fundamental antes de utilizar o seu veículo é higienizá-lo e desinfetá-lo, mesmo que apenas você o utilize.

Estudos apontam que o novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias, o que reforça a importância de manter o seu carro limpo.

Portanto, capriche na limpeza, principalmente em pontos de contato constante das mãos, como volante, câmbio, porta-copos, botões de vidros e retrovisores, cintos de segurança e puxadores internos e externos das portas.

Afinal, uma dessas superfícies pode estar contaminada e, através do toque, entrar no corpo humano.

3º - QUANDO NECESSÁRIO, USE O CARRO SOZINHO

Se realmente não tiver jeito e você precisar sair de carro, faça-o preferencialmente sozinho – ou seja, vá sem companhias no carro.

Isso evita a proximidade física com outras pessoas e, claro, um eventual contágio entre elas.

De acordo com as autoridades sanitárias – vale lembrar -, determinada pessoa por estar infectada sem, no entanto, ter demonstrado sintomas ainda.

4º - DEIXE AS JANELAS ABERTAS

Ambientes bem ventilados contribuem largamente para reduzir as chances de contágio pelo novo coronavírus – além, claro, de outras doenças infectocontagiosas.

Portanto, em vez de usar o ar-condicionado, prefira manter as janelas do carro sempre abertas neste período, caso precise utilize o carro.

5º - EVITE USAR TÁXIS, TRANSPORTES PÚBLICOS E APLICATIVOS DE MOBILIDADE

Esta dica é fundamental: neste período de risco elevado pela pandemia do coronavírus, evite o uso de táxis, transportes públicos e aplicativos de mobilidade.

No caso dos transportes privados, o risco passa pela incerteza do estado de saúde do motorista e do seu, podendo um contaminar o outro.

Além disso, o carro pode estar infestado, em suas superfícies, do novo coronavírus, deixado ali por outros passageiros.

Este também é o risco de utilizar transportes públicos, como ônibus e metrôs, onde há ainda outra temeridade, que é a aglomeração de pessoas.

Nos transportes de aplicativo, não utilize a modalidade que compartilha viagem com pessoas desconhecidas, pois é extremamente arriscado dividir um ambiente pequeno com pessoas que podem estar infectadas com o vírus.

6º - NÃO TOQUE NO EXTERIOR DO VEÍCULO

Evitar o toque na superfície exterior do veículo é um alerta importante, mas que a bem da verdade é destina-se para além do carro.

Ou seja, evite tocar em qualquer superfície que esteja especialmente na rua – desde a lataria do carro até corrimão de escadas, botões de elevador, teclas de agências bancárias e por aí vai.

Porém, sempre que tocar for inevitável – inclusive no exterior do veículo – higienize as mãos depois de tal ação.

Neste momento, é importante que todos se dediquem para que o país e o mundo passem o mais rapidamente por esta pandemia.

Se você faz parte desta corrente que contribui com a prevenção contra o Covid-19, atentando-se para todas as recomendações, inclusive estas que acabamos de destacar aqui, parabéns.

A cooperação é fundamental na luta contra o coronavírus. Vamos, juntos, vencer esta guerra!

Fale conosco
Loading...