Carro usado

Qual a importância do test drive em um seminovo?

É uma regra clara: se você pretende comprar um carro usado de qualidade e que atenda a todas as suas expectativas, o test-drive é imprescindível. Você sempre terá que dirigir o seminovo antes de fechar o negócio, pois só assim você terá certeza de que está fazendo a melhor compra e saberá se o modelo escolhido é exatamente o que você precisa.
Agora que você já sabe da importância de fazer um test-drive, vamos te ajudar a fazer uma avaliação física de seminovos e também observar os detalhes certos na hora de dirigir o carro que você pretende comprar.

Avaliação física de seminovos

Carro usado
Antes mesmo de entrar no seminovo, é possível fazer uma avaliação física, mesmo sem a presença de um profissional. Existem detalhes que uma pessoa que não entende tanto de carros vai poder verificar e saber se está ou não levando para casa um modelo usado em boas condições.
A lataria é um item de extrema relevância. Na pintura do carro, é possível saber muito sobre o histórico do veículo. Se você observar pontos amassados, por exemplo, saberá que o carro já se envolveu em algum tipo de colisão e pode ter alguma peça comprometida.
Arranhões também não devem estar presentes no seminovo que você está pensando em comprar, pois indica que o dono anterior não teve o devido cuidado com o veículo, quando tinha que arcar com essa responsabilidade.
O funcionamento de itens externos também é importante como, o limpador de para-brisas, a tampa do reservatório de combustível, a abertura dos vidros, as condições da tampa do porta-malas e o estado de conservação dos pneus.
Se puder, leve com você um profissional. O mecânico poderá avaliar a situação das peças na parte inferior do carro e também debaixo do capô. Assim, você terá certeza de que tudo está funcionando perfeitamente.

O que observar no test-drive de carros usados?

Detalhes do interior
Agora que você viu que tudo está em perfeitas condições no lado de fora, é hora de colocar as mãos no volante e dar uma voltinha. Antes de começar a dirigir, observe o interior do carro em questão.
Veja se você encontra uma posição confortável para dirigir, se os bancos estão conservados e também observe se os itens tecnológicos existentes estão em pleno funcionamento. Teste a abertura e fechamento das portas e janelas, assim como outros recursos existentes.
Não se esqueça da segurança. Verifique se o tamanho dos espelhos retrovisores é suficiente, se a visão que você tem da rua e das laterais do carro é condizente com as suas expectativas e se existe algo que possa te atrapalhar ou tirar sua atenção na hora de dirigir.
Quando começar a rodar, veja como é a resposta do freio do veículo, a potência e o torque do motor. Se possível, tente enfrentar uma subida, mesmo que pequena, para ver como o carro se comporta.
Fique atento a barulhos e cheiros estranhos, que possam indicar algum tipo de defeito. Qualquer dificuldade para virar o volante ou trocar de marcha deve chamar sua atenção. Por fim, toda dúvida que você tiver pergunte ao vendedor.
Na Saga, temos uma equipe preparada para atender suas necessidades e tirar suas dúvidas, com os melhores seminovos do mercado!

Examinando as condições do motor do veículo

Ao avaliar as condições do motor do veículo, dê uma olhada embaixo do capô e certifique-se de que o componente está bem conservado. Verifique o óleo, o filtro de óleo e o funcionamento básico da peça. Se tiver dificuldades, procure um especialista.
Na hora de dirigir, volte sua atenção para o ronco do motor, a resposta em diversas situações, o ganho de velocidade, impulso do veículo e o torque. O carro não deve “engasgar” na hora de ligar, pois isso pode indicar algum tipo de problema que pode se tornar uma dor de cabeça no futuro.