Carro na estrada

Orientação para buscar boas opções de seminovos

Está pensando em comprar um carro usado e quer dicas para avaliar se está fechando um bom negócio? Trouxemos para você todos os itens que devem ser observados na hora da compra, para que você saia da concessionária satisfeito (a) com a sua decisão.

Orientações para busca de carros usados em boas condições

Volante
Antes de comprar um carro usado, é preciso observar diversos itens em vários aspectos. É parte do senso comum acreditar que a quilometragem e o ano de fabricação do carro são os itens mais relevantes, mas muitos outros detalhes podem influenciar ainda mais do que esses para que você faça uma boa compra.
Em primeiro lugar, você precisa ter certeza de que a lataria do carro está em perfeitas condições. Isso significa que você deve evitar comprar carros arranhados, amassados, enferrujados ou com imperfeições na lataria.
Pode parecer puro preciosismo, mas máculas na lataria podem indicar que o antigo dono não teve cuidado o suficiente com o veículo, além de ser um forte indício de que o carro se envolveu em um acidente que não foi relatado.
Se esta parte estiver com tudo em ordem, você pode passar para o próximo item do checklist e fazer um test-drive. Nesse momento, será a hora de ver se a parte mecânica está funcionando corretamente e, digo mais, se está de acordo com as suas expectativas.
Portanto, verifique se o motor não está engasgando na hora de dar partida, se não emite sons e cheiros desagradáveis, mas também veja se o torque e a potência condizem com o que você espera do seu novo carro.
Se você precisa atingir altas velocidades ou encarar subidas diariamente, a potência e o torque, respectivamente, devem fazer um bom trabalho para você. Economia de combustível também é um aspecto relevante da parte mecânica que deve ir para a ponta do lápis.
Aproveitando que você vai estar no interior do veículo, confira se a parte elétrica está funcionando bem, pois é parte de sua segurança. Veja se as lanternas, indicadores de direção e faróis estão acendendo, assim como as luzes de ré e do freio.
Cheque os equipamentos que vêm no veículo como, rádio, ar-condicionado, trava das portas, abertura e fechamento dos vidros e outros componentes, que podem variar de acordo com o modelo escolhido.
Se tudo isso estiver em pleno funcionamento, você já saberá que está levando para casa um veículo seguro, completo e eficiente. Mas nem sempre isso é suficiente. Após saber que tudo está funcionando em seu carro, existe um passo a mais que você deve dar...

Compre um seminovo de acordo com suas necessidades

Seminovo na Saga
Agora que você sabe que todos os recursos do carro usado funcionam, avalie se eles são suficientes para o que você precisa no seu dia a dia. Não são todos que necessitam de um carro veloz ou potente, mas em alguns casos, estes aspectos são essenciais.
Portanto, veja se os equipamentos, itens e configurações se encaixam exatamente em suas necessidades. Desta forma, você não só garante que está levando para casa um veículo de qualidade, mas saberá que está comprando um carro que combina com você!
Painel

Critérios de busca de um usado

Em sua, você deve avaliar os seguintes critérios na hora de comprar um seminovo:
- Mecânica
- Elétrica
- Lataria
- Equipamentos
- Sua necessidade.