Marcha

Como avaliar a conservação na compra de um seminovo?

A conservação de um veículo seminovo deve ser avaliada por dois aspectos principais: o interior e o exterior do veículo. Você deve observar tanto a aparência do carro quanto a funcionalidade dos equipamentos e das peças.

Avaliação da conservação externa dos seminovos

Exterior de um seminovo
No exterior, o primeiro passo para fazer uma avaliação completa é observar a aparência. Veja se a pintura está uniforme e sem máculas. Veja se a tinta não está descascada ou queimada do sol, isso pode indicar que o veículo não foi bem cuidado pelo último dono.
Caso haja algum ponto da lataria que esteja amassado ou com arranhões muito profundos, isso pode indicar que o carro usado já se envolveu em algum tipo de acidente, grave ou não. Neste caso, é preciso olhar com mais atenção, ou até mesmo contratar um profissional para verificar a situação das peças.
Outro aspecto a ser considerado é se há ferrugem em algum local da lataria. Pontos enferrujados, com o tempo, podem tornar-se buracos ou rachaduras, que podem comprometer a segurança e o conforto do motorista e de passageiros, tornando-se uma fonte de goteira ou entrada para sujeira, por exemplo.
A conservação dos pneus também é um item relevante para a segurança, que influencia diretamente no desempenho do veículo. Um pneu careca ou com algum tipo de irregularidade não adere à pista, tira a estabilidade da direção e reduz consideravelmente a eficiência dos freios, portanto, tome cuidado.
A situação do escapamento também é algo a ser considerado. Se houver danos na peça, o carro poderá soltar poluentes, gastar mais combustível (por algum tipo de vazamento) e emitir barulhos que causam desconforto.
Por fim, veja se o carro está bem alinhado e se a lataria é simétrica. Todas as portas devem fechar completamente, sem ondulações ou diferenças de um lado para o outro. Imperfeições podem significar que o veículo se envolveu em um acidente que não foi relatado na hora da venda.

Avaliação da conservação interna dos seminovos

Interior
Ao entrar no seminovo que você pretende comprar, existem inúmeros detalhes que merecem a sua atenção. Comece pelo mais básico: olhando as condições físicas das peças e a limpeza do carro usado.
Em seguida, avalie se existem compartimentos necessários para o transporte que você pretende fazer. Observe o porta-objetos, o porta-malas, os bancos traseiros e se existe algo que está emperrado ou sujo.
Teste o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos disponíveis, tanto para direção quanto entretenimento e segurança. Não leve para casa um veículo que está com alguma função indisponível por estar quebrada.
Confira se os botões e alavancas estão funcionando de forma suave. O mesmo vale para a alavanca do câmbio e a eficiência do freio de mão. Tudo deve funcionar sem que você precise fazer força.

Condições de limpeza e funcionamento

Veja se os bancos do carro estão limpos e sem partes rasgadas. O mesmo vale para o carpete e partes estofadas do veículo. Sujeiras ou manchas que são difíceis de sair podem causar problemas no futuro.
O painel também deve estar com todos os itens em pleno funcionamento, sem rachaduras, luzes que não acendem ou botões faltando. Observe também se as portas travam e abrem normalmente por dentro e por fora. Evite comprar um carro usado que venha com “macetes” para que os itens funcionem.